←  ↓  ↓   →

COMPARTILHE ↓↓↓ SHARE

5.0/5.0 Stars

FÚRIA DA NATUREZA - PARTE 2

       O Planeta Terra, em especial as Placas Tectônicas, não é como a maioria das pessoas imaginam como sendo  um lugar estático, parado e "seguro". Ele se mexe o tempo todo e muito mesmo. É como se os Continentes fossem Navios flutuando sobre um Oceano calmo. No entanto, em algum momento esse Oceano "calmo" pode se agitar e assim então surgem os problemas. De acordo com a wikipedia "Um sismo é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.

Onda Gigante "invadindo" o litoral de Sendai no Japão em 2011
http://lealtudo.blogspot.com/p/jogos.html
         Basicamente, sismo é a ocorrência de uma fratura subterrânea. As ondas elásticas geradas propagam-se por toda a Terra[1]
Ficheiro:Quake epicenters 1963-98.png
Determinação Preliminar de Epicentros - Eventos de 1963 a 1998 (NASA)
          Os grandes sismos são popularmente designados também pelo termo terremoto (português brasileiro) ou terramoto(português europeu) . No entanto, este último termo aplica-se apenas a esses grandes sismos, sendo que para os pequenos se costuma usar abalo sísmico ou tremor de terra[1]. Se um sismo abala zonas não habitadas não é nunca usado o termo "terremoto" ou "terramoto", mesmo que seja de grande intensidade, enquanto que se abalar zonas habitadas, for sentido e tiver efeitos catastróficos é costume usar também o outro termo, fora de contextos científicos e da área de proteção civil." (Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo). O Homem ainda mesmo com toda tecnologia alcançada até agora precisa saber conviver com a Natureza e respeitar os limites de segurança do planeta. No caso dos terremotos é sabido quais áreas do mundo não são seguras para se morar. Por Vaidade pessoas controem Moradas cada vez mais perto do Mar, cada vez mais perto dos Córregos, cada vez mais perto das Encostas de Morros, sem se preocupar com o dia em que o Mar vai vai invadir a Praia, o Córrego vai enlarguecer com as Chuvas e o Morro vai deslizar... . Sempre ouvimos sobre a Fúria da Natureza, como se a Natureza fosse se auto destruir, mas o que deve ser feito é ser "Sábio como o homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha."(Mateus 7:24-25) e não ser Tolo " como o homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.(Mateus 7:26-27)
      Que fique o aviso para todos que isto sempre aconteceu, não é um "privilégio"  dos dias de hoje veja-se o sinal da Natureza e respeite-o.

VEJA TAMBÉM: CLIQUE ↓↓↓

☺☺☺

←  ↓  ↓   →