←  ↓  ↓   →

↓↓↓ Compartilhe com Amigos ↓↓↓

5.0/5.0 Stars

CLARA SCHUMANN DOODLE GOOGLE

CLARA SCHUMANN DOODLE GOOGLE HOMENAGEM DE 193 ANOS DE NASCIMENTO - lealtudo
DOODLE GOOGLE CLARA SCHUMANN 193 ANOS DE NASCIMENTO
DOODLE GOOGLE CLARA SCHUMANN homenagem 193 ANOS DE NASCIMENTO

CLARA SCHUMANN


Clara Schumann, nascida Clara Josephine Wieck (Leipzig, Saxônia, 13 de setembro de 1819 - Frankfurt am Main, 20 de maio de 1896) foi uma pianista e compositora romântica alemã. Era casada com o também compositor Robert Schumann. Aprendeu a técnica do piano com o pai Friedrich Wieck. A mãe Marianne também era uma ótima musicista e fazia concertos. Quando Clara completou 4 anos eles se divorciaram e depois Friedrich ganhou a custódia dela. Clara aos 5 anos começou a ter lições de piano com a disciplina rígida do Sr Wieck. Depois dos 13 anos desenvolveu uma brilhante carreira pianística fazendo várias apresentações em vários palcos através da Europa.

A CARREIRA


Começou a compor o Concerto para piano em lá menor aos 14 anos e foi apresentado quando ela fez 16 anossendo regida por Felix Mendelssohn. A performance de compositores românticos da época, como Chopin e Carl Maria Von Weber também a destacou. Iniciou um romance com Robert Schumann que na época era aluno do Pai mas ao saber da ligação de Robert e Clara ele ficou furioso e preocupado com o futuro da filha proibiu a relação porque Robert tinha problemas com a bebida, o fumo e crises depressivas. Após uma longa batalha judicial que durou um ano de litígio Schumann conseguiu a permissão para se casar com Clara somente após ela completar 21 anos de idade.
CLARA SCHUMANN
CLARA SCHUMANN

O IMPEDIMENTO


Clara e Robert começaram uma longa colaboração, ele compondo e ela interpretando e divulgando suas composições depois do casamento. Ela continuou compondo, no entanto a vida em comum era muito complicada devido às 8 gestações ela foi forçada a parar a carreira por diversos períodos mesmo Schumann aparentemente incentivar a criação musical dela muitas vezes deixou a carreira como compositora para promover a dele. Clara adorava turnês, Robert as odiava. Robert queria silêncio e tranquilidade para praticar enquanto Clara ficava em esperando e então depois dos estudos dele ela poderia praticar.

A LIBERTAÇÃO


Clara foi obrigada a assumir as responsabilidades familiares sozinha por causa das crises do marido. A pior crise aconteceu quando Schumann entrou em depressão crônica, foi quando a família o internou num manicômio onde ficou por dois anos até morrer. Depois de 14 anos de casamento Clara viu-se sozinha com os filhos e teve que dar aulas e fazer apresentações para sustentar a família.

O RECONHECIMENTO


Então ela ficou livre para compor e dar concertos e a carreira finalmente foi desenvolvida. E apesar da amizade com Johannes Brahms ser o principal sustentáculo nesse período acabou gerando fofocas de que os dois tinham um caso de amor. Foram anos de colaboração mútua pois os dois artistas eram defensores ferrenhos da estética romântica ligada a um padrão mais formal e eram opositores de Wagner e Liszt. Os últimos anos da compositora foram marcados por uma brilhante carreira como professora e o reconhecimento como concertista sendo até a ser comparada com Liszt. A amizade durou até o final da vida de Clara. Em 13 de Setembro de 2012 O Google Fez um Doodle Comemorativo de 193 anos de Nascimento dela.
CLARA SCHUMANN - DOODLE GOOGLE 193 YEARS - ANIVERSARIO DE 193 ANOS

VEJA TAMBÉM: CLIQUE ↓↓↓

☺☺☺

←  ↓  ↓   →