←  ↓  ↓   →

COMPARTILHE ↓↓↓ SHARE

STEVE JOBS RENUNCIA PRESIDÊNCIA DA APPLE E PEDE CARGOS INFERIORES


Steve Jobs


O presidente da Apple, Steve Jobs, anunciou oficialmente nesta quarta-feira (24) que está deixando o comando da empresa. O Cargo de CEO será ocupado por Tim Cook, vice-presidente operacional e que comandou a empresa durante os períodos de licença médica de Jobs.
Steve Jobs

A saída foi anunciada por carta, assinada pelo próprio Jobs (leia a íntegra abaixo).
Jobs, 56 anos, fundador da empresa e que voltou para comandar a Apple em 1997 após ter deixado a companhia em 1985, se submeteu a uma cirurgia para retirada de tumor maligno no pâncreas em agosto de 2004. No primeiro semestre de 2009 e em janeiro de 2011, o empresário tirou licenças médicas para cuidar da saúde. Em ambas as ocasiões, Cook ficou no comando da empresa criadora do iPhone e do iPad.
Steve Jobs

"A extraordinária visão e liderança de Steve salvou a Apple e a guiou para sua posição de empresa de tecnologia mais inovadora e valiosa do mundo", disse Art Levinson, membro do conselho, em um comunicado.
Steve Jobs

Com Jobs, a Apple deixou de ser uma empresa perto da falência em 1997 para se tornar, no dia 9 de agosto de 2011, a maior companhia de capital aberto do mundo. "O conselho tem total confiança de que Tim é a pessoa certa para ser nosso próximo CEO", acrescentou Levinson.
Steve Jobs

Jobs ajudou a fundar a Apple em 1976 e participou do lançamento de produtos como o Apple II e o Macintosh, que ajudaram a redefinir o conceito de computador pessoal. Após uma série de decisões precipitadas que o levaram a perder o comando da empresa, Jobs deixou a companhia em 1985.
Steve jobs e Steve Wozniack

Steve jobs e Steve Wozniack

No período em que esteve afastado, ele comprou a pouco lucrativa divisão de animação da Lucasarts e a transformou em uma nova companhia, batizada de Pixar. A empresa foi a responsável por sucessos do cinema como "Toy Story" e "Carros".
Steve jobs e Steve Wozniack

Steve Jobs

Em 1997, a Apple, em crise, comprou a empresa de computação criada por Jobs, a NeXT, e trouxe o fundador de volta. Desde então, construiu-se o mito de que Jobs era o salvador da Apple, uma emempresa que é vista quase como uma religião por alguns fãs-consumidores.
Em uma das primeiras atitudes de volta ao comando da companhia, Jobs fechou uma parceria com a eterna rival Microsoft, decisão que deixou usuários da marca questionando se haveria futuro para a Apple.
Steve jobs e Steve Wozniack

Steve jobs e Steve Wozniack

Havia, e muito além dos computadores pessoais. Após investir em design e reformular a linha Macintosh, a Apple encontrou ouro no setor de aparelhos portáteis de música. O iPod, que chegou ao mercado em 2001, revolucionou o mercado musical, afundando a venda de CDs e consolidando o MP3 e outros formatos digitais como o futuro da mídia.
Steve jobs e Steve Wozniack

Com o iPhone, em 2007, e o iPad, em 2010, mais duas mudanças significativas no paradigma de como as pessoas se relacionam com informações. O sucesso comercial absoluto dos dois produtos levaria a Apple a posto de maior empresa de tecnologia do mundo, superando no caminho a IBM - grupo que Jobs desprezava desde os tempos de faculdade - e a Microsoft, do rival - mas parceiro - Bill Gates.
Tim cook e Steve Jobs

Leia o comunicado de Jobs:

"Ao Conselho de Administração a à comunidade da Apple. Eu sempre afirmei que se chegasse o dia em que eu não fosse mais capaz de cumprir minhas obrigações e expectativas como CEO da Apple, eu seria o primeiro a informá-los disso.

Infelizmente, este dia chegou.

Neste momento eu abdico do cargo de CEO da Apple. Eu gostaria de servir, se o conselho assim achar compatível, como presidente do conselho, diretor e empregado da Apple.

Em relação ao meu sucessor, eu recomendo fortemente que nós executemos nosso plano de sucessão e que Tim Cook seja nomeado CEO da Apple.

Acredito que os dias mais inovadores e brilhantes da Apple estão adiante. E espero assistir e contribuir para este sucesso em uma nova função.

Fiz alguns dos melhores amigos da minha vida na Apple, e agradeço a todos vocês pelos muitos anos conseguindo trabalhar ao seu lado.

Steve"

Em 12 de Junho de 2005 Steve Jobs fez um discurso inicial na Universidade de Stanford onde ele contou Três histórias... Essa é uma delas.

(LOVE AND LOSS)

Amor e Perda

Eu fui sortudo. Encontrei o que amava fazer já cedo na vida. Woz e eu começamos a Apple na garagem dos meus pais, quando eu tinha 20 anos. Nós trabalhamos arduamente, e em 10 anos a Apple cresceu de apenas nós dois em uma garagem para uma companhia de 2 bilhões de dólares com mais de 4.000 funcionários. Nós tínhamos acabado de lançar a nossa melhor criação – o Macintosh – um ano antes, e eu tinha acabado de completar 30 anos. E então eu fui demitido. 

Como você pode ser demitido da companhia que você começou?

Bem, conforme a Apple crescia, nós contratamos alguém que eu achava que era bem talentoso para comandar a companhia comigo, e no primeiro ano ou mais, as coisas foram bem. Mas então as nossas visões de futuro começaram a divergir, e no fim tivemos uma desavença. Quando isso aconteceu, a nossa banca de diretores ficou do lado dele. Então, aos 30, eu estava fora. E fora de uma maneira bem pública. O que tinha sido o foco de toda a minha vida adulta havia acabado, e isso foi devastador.

Por alguns meses, eu realmente não sabia o que fazer. Sentia que havia decepcionado a próxima geração de empreendedores – que havia deixado a batuta cair quando ela me foi passada. Encontrei-me com David Packard e Bob Noyce e tentei me desculpar por ter errado feio. Foi um fracasso muito público e pensei em abandonar tudo. Mas alguma coisa lentamente começou a despertar em mim – eu ainda amava o que fazia. Os acontecimentos com a Apple não haviam mudado isso. Eu havia sido rejeitado, mas ainda estava apaixonado. E então eu decidi recomeçar.

Eu não percebi isso na época, mas ter sido demitido da Apple foi a melhor coisa que poderia ter acontecido comigo. O peso de ser bem-sucedido foi substituído pela leveza de ser um iniciante novamente, com menos certezas à respeito de tudo. Isso me libertou para entrar em um dos períodos mais criativos da minha vida.

Durante os 5 anos seguintes, iniciei uma companhia chamada NeXT e outra chamada Pixar, e me apaixonei por uma mulher incrível, que se tornou minha esposa. A Pixar foi em frente e criou o primeiro filme de animação computadorizada do mundo, “Toy Story”, e hoje é o estúdio de animação mais bem-sucedido do mundo. Em uma reviravolta extraordinária, a Apple comprou a NeXT.

Eu voltei para a Apple, e a tecnologia que desenvolvemos na NeXT está no coração do atual renascimento da Apple. E Laurene e eu temos uma família maravilhosa juntos.

Tenho certeza que nada disso teria acontecido se eu não tivesse sido demitido da Apple. Foi um remédio amargo, mas eu acho que o paciente aqui precisava. Algumas vezes a vida atinge você com um tijolo na cabeça. Não perca a fé. Eu estou convencido que a única coisa que me manteve indo em frente foi o amor pelo que fazia. Você precisa encontrar o que ama. E isso é verdade não só para o seu trabalho, mas para os seus relacionamentos também.

O seu trabalho irá preencher uma grande parte da sua vida, e a única maneira de se sentir verdadeiramente satisfeito é fazer aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho, é amando o que faz. Se você ainda não encontrou, continue procurando.

Não se acomode. Assim é com todos os assuntos do coração, você reconhecerá quando encontrar. 

E, da mesma forma que em qualquer grande relacionamento, vai ficando melhor e melhor conforme os anos passam. Portanto, continue procurando até encontrar. Não se acomode.

amp

VEJA TAMBÉM: CLIQUE ↓↓↓

☺☺☺

←  ↓  ↓   →