←  ↓  ↓   →

COMPARTILHE ↓↓↓ SHARE

5.0/5.0 Stars

O SOL - A ESTRELA MAIS BRILHANTE DO SISTEMA SOLAR



O SOL - O INÍCO



O Sol formou-se cerca de 4,57 bilhões (4,567 mil milhões) de anos atrás quando uma nuvem molecular entrou em colapso. O Sol está aproximadamente na metade da sequência principal. O Sol é a Estrela mais próxima da Terra e está mais próximo de Mercúrio. É a estrela central do Sistema Solar.


 O SOL - O CENTRO



O Sol vem do Latim "Solis" e todos os outros Corpos como Planetas, Planetas anões, Asteroides, Cometas e Poeira bem como todos os Satélites associados a estes Corpos giram ao redor dele.


O SOL - COMPOSIÇÃO



Composto basicamente de Hidrogênio (74% da massa é equivalente a 92% de volume) e de Hélio (24% da massa solar, 7% do volume solar), com traços de outros elementos, incluindo ferroníqueloxigêniosilícioenxofremagnésionéoncálcio e crômio é uma esfera de plasma que se encontra em equilíbrio hidrostático entre as duas forças principais que agem no próprio interior.


O SOL - O TAMANHO



Como o Sol é uma esfera de plasma, e não é sólido, gira mais rápido em torno de si mesmo no seu equador do que em nos pólos. O Sol é uma estrela da sequência principal que contém cerca de 99,86% da massa do Sistema Solar. Das 50 estrelas mais próximas do Sistema Solar, num raio de até 17 anos-luz da Terra, o Sol é a quarta maior em massa.


O SOL - A DISTÂNCIA



A distância da Terra ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilômetros, ou 1 unidade astronômica (UA). O Sol orbita o centro da Via Láctea a uma distância de cerca de 24 a 26 mil anos-luz do centro galáctico, movendo-se geralmente na direção de Cygnus e completando uma órbita entre 225 a 250 milhões de anos (um ano galáctico).


O SOL - A LOCALIZAÇÃO NO UNIVERSO



No momento está atravessando a Nuvem Interestelar Local de gás de alta temperatura dentro do Braço de Órion da Via Láctea no meio dos braços maiores Perseus e SagitárioO interior do Sol possui três regiões diferentes: O Núcleo, A Zona Radiativa e A Zona de Convecção.


O SOL - A DIVISÃO



O Núcleo



O Núcleo solar é a única parte do Sol que produz energia em quantidade significativa via Fusão Nuclear que é cadeia próton-próton, convertendo hidrogênio em hélioToda a energia produzida pela fusão precisa passar por várias camadas até a fotosfera antes de escapar para o espaço como luz solar ou energia cinética de partículas. O centro do Sol possui uma densidade de até 150 g/cm³ 150 vezes a densidade da água na Terra, e uma temperatura de cerca de 13 600 000 Kelvin.


A Zona Radiativa



Na Zona de Radiação a densidade cai 100 vezes (de 20 g/cm³ para 0,2 g/cm³) do interior para o exterior. O Calor é transmitido por radiação, ou seja, íons de hidrogênio e hélio emitem fótons, que viajam apenas uma pequena distância antes de serem reabsorvidos por outros íons. A temperatura desta região cai à medida que a distância ao centro solar aumenta (de 7 000 000 K para 2 000 000 K)


A Zona de Convecção



A Convecção térmica ocorre na medida em que colunas térmicas carregam material quente para a superfície solar. Quando a temperatura deste material cai na superfície, o material cai na direção da base da zona de convecção, onde recebe calor do topo da zona de radiação, recomeçando o ciclo novamente.Essa Zona fica entre a superfície até 200 000 km para baixo. Na superfície solar, a temperatura cai para 5 700 K, e a densidade, para 0,2 g/m³ (cerca de 1/10 000 da densidade do ar ao nível do mar).


O SOL - O DESTINO



Em cerca de 5 bilhões (5 mil milhões) de anos, o hidrogênio no núcleo solar esgotará. A fusão de hélio sustentará o Sol por cerca de 100 milhões de anos, quando então o hélio no núcleo solar esgotará. Quando isto ocorrer, o Sol entrará em contração devido à sua própria gravidade, elevando a temperatura do núcleo solar até 100 milhões de kelvins. Como uma gigante vermelha, o Sol terá um raio máximo maior de 250 UA, maior do que a órbita atual da Terra.
Fonte: http://lealtudo.blogspot.com.br/2012/04/o-sol-estrela-mais-brilhante-do-sistema.html

VEJA TAMBÉM: CLIQUE ↓↓↓

☺☺☺

←  ↓  ↓   →